sexta-feira, 29 de março de 2013

O que é ser manso


“Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11:29).

"Mansidão é a renúncia absoluta à batalha pelas nossas opiniões e vontades.
  A mansidão é o oposto da agressividade e do eu sou mais eu. Tem origem na bondade e controle de Deus sobre a situação. A pessoa mansa não está preocupada com a sua vontade.
  Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.’ Luc. 22:42) e esta é uma ação chave para a promessa de encontrar descanso." Sobre a mansidão diz o apóstolo Paulo: "[...] não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rom. 12:3)              E ainda enfatiza "[...] suportando-vos uns aos outros em amor," (Efés. 4:2). O Cristão não tem motivo para ser orgulhoso, arrogante afinal, todos nós somos pecadores,e carecemos da sua misericórdia.     “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3.22-23
  
  Pastor  Daby“Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11:29).
.No seu famoso Sermão do Monte, Jesus proferiu as seguintes palavras: "Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra." (Mateus 5:5) Interpretando este texto pelo Dicionário Aurélio, chegaremos à conclusão de que Jesus falava dos "de gênio brando, ou índole pacífica; bondosos, pacatos", ou de quem é "sereno, sossegado,tranqüilo, quieto". 

Todavia, a palavra grega usada para manso, no texto grego, "praus", refere-se à pessoa submissa para com Deus, sem resistir à sua vontade. Por exemplo, o Dicionário de VINE, (CPAD), página 771, comenta sobre a pessoa "mansa":

"Mansidão é a renúncia absoluta à batalha pelas nossas opiniões e vontades.
A mansidão é o oposto da agressividade e do eu sou mais eu. Tem origem na bondade e controle de Deus sobre a situação. A pessoa mansa não está preocupada com a sua vontade.
Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.’ Luc. 22:42) e esta é uma ação chave para a promessa de encontrar descanso." Sobre a mansidão diz o apóstolo Paulo: "[...] não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rom. 12:3) E ainda enfatiza "[...] suportando-vos uns aos outros em amor," (Efés. 4:2). O Cristão não tem motivo para ser orgulhoso, arrogante afinal, todos nós somos pecadores,e carecemos da sua misericórdia. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3.22-23

Pastor Daby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...